Thursday, March 13, 2008

SHIVA SUTRAS (versão A)





As traduções de que disponho dos shiva sutras puxam exageradamente a brasa à sua sardinha - eu iria tentar várias versões corrigindo «intuitivamente» cada uma - eis a primeira - leiam-na com fundas suspeitas!







Primeira secção

1. A consciencia é Ser
2. O saber é o que agrega (liga - )
3. A yoni são as fracções do tempo
4. As Matrikas são a base do conhecimento
5. O entusiasmo é o Bhairava
6. Na união do circulo das Shakyis dá-se a dissolução do mundo
7. O 4 (estado) desfruta-se e está contido nos estados de vigilia, sonho e sono profundo
8. O conhecimento é o estado de vigilia
9. A fantasia é o estado de sonho
10. A ausência de atenção é Ilusão, profundo sono
11. A tríade é devorada pelo Heróico
12. Surpresa-maravilhamento é a disposição do yoga
13. Iccha Shakti é Uma, a virgem
14. Tudo é o corpo
15. Quando o que agrega-observa-colide habita o coração a visão do sonho desvanece-se
16. Quanto estamos sensiveis à pura essência emerge a shakti sem dualidade
17. Deliberação-prudência é Ser-Sabedoria
18. O desfruto do mundo é o deleite do samadhi
19. No âmago da Shakti está a criação do corpo
20. A comum junção dos elementos é o mundo, a divisão desses elementos é colisão
21. Da aparência do puro saber surgem multiplas shaktis do senhor do circulo (das shaktis)
22. Concentrando-se no lago de energia femenina obtem-se o vivo mantra







Segunda secção

1. A consciência é mantra
2. O esforço é o método
3. A ciência-corpo-presença é o segredo do mantra
4. No estado embrionário da consciência expande-se a ciência menor do estado de sonho
5. No surgimento do dom de visão, espontaneamente, podemos mover-nos no vácuo, como Shiva
6. Pela graça do guru
7. O saber desperto é o circulo das letras do silabário
8. O corpo é a oferenda
9. O saber o que nutre
10. Da acumulação de saber emerge como percepção do estado de sonho






Terceira secção

1. A consciência é o atman
2. O saber o que encadeia
3. Dos kalas (estados da transformação) surge o que não descrimina, Maya
4. No corpo dissolvem-se os kalas
5. A dissolução pelos nadis é o triunfo sobre os elementos, a liberdade a partir dos elementos, a dispersão dos elementos
6. A sede de poderes provem da aparência da desilusão
7. A vitória sobre a desilusão é a vitória do saber espontaneo, de interminável extensão
8. Do desperto o mundo é um raio
9. A dança é o Si
10. O Si profundo é o palco
11. Os orgãos dos sentidos são os espectadores
12. O entendimento é puro poder
13. A libertação é a transformação no in-dependente
14. Aí e em toda a parte
15. A atenção é a semente
16. As posturas são a alegria do mergulho na Shakti (nas energias)
17. Os critérios de cada um adequam-se caso a caso, para que haja discernimento no caminho
18. O saber imperecível significa o fim das emergências
19. Maheshvari e outras fontes de criaturas estão em potência nas particulas sonoras
20. O quarto estado de consciência é o que oleia os restantes
21. Subergimo-nos pela entrega à consciência
22. O mesmo acontece com a distribuição equitativa do prana
23. No centro desperta o que vem do inferior
24. Na medida em que depositamos confiança no centro, assim se impede o retorno do inferior
25. Saboreamos a equatitividade em Shiva
26. O fluir do corpo torna-se um oficio sagrado
27. O falar devem liturgia
28. O conhecer-se é oferecer
29. Quem se mantem neste estado é o âmago do saber
30. O universo expande-se como agregações das suas shaktis
31. Estabilidade e dissolução
32. Apesar desses fluxos o conhecer mantem-se firme
33. Prazer-dor acontecem como alheios
34. Livrando-se delas é-se espontaneo
35. Essa lógica kármica acumula decepções
36. Livrando-se do que separa, a creatividade impõe-se
37. As Shaktis creativas surgem da autonomia
38. O que precede os 3 estados vitaliza-os
39. A consciência é estável no corpo, nos sentidos e no mundo
40. Há porem uma ultimação de levar este estado para fora
41. Mas com a concventração a anseadade desaparece, assim como a individualidade
42. Ainda que revestido pelos elementos ele é completamente livre e soberano
43. A regulação do prana e seus bandhas é espontanea
44. Centrando através da respiração entre as sobrancelhas?O ida, o pingala no sushuma.
45. Renovadamente mergulhando