A consciencia absoluta, graças ao seu livre e espontaneo movimento, provoca, mantém e reabsorve o universo.
A consciencia tem o poder de estender a realidade face ao seu próprio espelho.
A multiplicidade ficcionante do universo aparece a través da relação sujeito-objecto.
O experimentador cuja consciência é contraída vê o mundo de forma contraída.
A consciência absoluta devém consciencia individual graças a essa contração, provocada pelos objectos da consciencia.
A consciência individual é a consciencia absoluta.
Porém, quando a consciencia aparece como dual e a dualidade está revestida pelo manto da ilusão, a consciencia fragmenta-se e toma a forma dos 35 tattva.
Desse modo todas as posições filosóficas surjem como papeis jogados pela consciencia absoluta
Quando o conhecimento, o desejo, o espaço, o tempo e o poder de realização são limitados pela consciência individual, a shakti é limitada.
Mas mesmo na versão obscurecida, o si limitado é de natureza absoluta.
O si manifesta, saboreia, espacializa, fecunda e dissolve todos os obstáculos. Esta é a visão dos yoguis e yoguinis.
Transmigrar é estar na ilusão da separação e não reconhercer a visão dos Sidda.
Ao abrir-se a esse conhecimento, o si limitado torna-se o si absoluto.
O fogo do alto conhecimento queima. Ele consome toda a consciencia fragmentada e todo o objecto.
O poder do reconhecimento da natureza efectiva do mundo engloba todas as coisas.
Atingir a felicidade é realizar que o conhecimento absoluto é a nossa autentica natureza.
Abrir o centro do coração é a felicidade do espirito.
O yoga pratica-se concentrando-se sobre o coração, pelo retorno das formações mentais e edas percepções do espaço, a percepção continua da espacialidade subjacente às formações e às percepções, o estremecimento permanente da kundalini, o damadhi na realidade, o incessante retorno ao não-formado através do sopro e dos mantras, a circulação dos ares entre corações.
Finalmente o samádhi instala-se defenitivamente através da fusão da experiência interior e da realidade.
É então que se establece no si supremo, essencia da consciencia, autonomia e felicidade.- A realidade inteira é emanada e reabsorvida no si absoluto.
- A natureza da Shiva é realizada.
Saturday, July 14, 2007
Pratyabhijñâhrdayam (versão original)
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment