Monday, July 11, 2011

A partir de Ferrara: Cantico dos Canticos

Cântico dos Cânticos que fez Selomoh


I


beija-me de beijos de tua boca
melhores teus quereres
mais que vinho

pelo cheiro de teus óleos bons
óleo vazado
teu nome

por isso moças te amam

leva-me junto a ti
correremos



trouxe-me o rei
a seus quartos

agradar-nos-emos
e alegrar-nos-emos
em ti

lembraremos tuas querências
mais que vinho de cevada

os rectos te amam



negra eu
e desejável
filhas de Yierusalaim
como tendas de Kedar
como cortinas de Selomoh

não me fiteis porque denegrida
que me enegrece o sol

filhos de minha mãe
estão irados
me puseram guardadora às vinhas
a minha vinha
que a mim não guardei


denuncia-me
quem amo

minha alma
onde apascentas
onde fazes jazer
nas sestas

porque porque
farei
como envolvente procura
os rebanhos de teus companheiros


se não te o sabes
ó formosa entre as mulheres
achai os rastos das ovelhas
e apascenta tuas cabritas
perto das moradas dos pastores

a égua nas quadrigas de Pharhoh
te se assemelha
minha companheira

afermosaram-se tuas faces
com joias
teu pescoço
com colares

joias de ouro te faremos
com pinturas de prata


enquanto o rei se recosta
meu nardo deu seu odor

atadura de mirra
meu querido
a mim
entre minhas tetas
mergulha

rácimo de cânfora
meu querido
a mim
nas vinhas de Hengedi

de tua fermusura
minha companheira
és tu formosa
teus olhos pombalinos

tu és formoso
meu querido
também suave
também nosso
leito florido

vigas de nossas casas
cedros
nossos corredores
abetos



II

Eu
o lírio da planura
a rosa dos vales

como rosa entre espinhos
assim minha companheira
entre as filhas

como macieira entre àrvores do monte
assim meu querido
entre os filhos

em sua sombra
cobicei e estive
e seu fruto
é doce a meu paladar

trouxe-me à casa do vinho
e sua ponta
sobre meu amor

aguentai-me com redomas
esforçai-me com maçãs
porque doente estou
de amor
eu

sua esquerda debaixo
de minha cabeça
sua direita
me abraçará

vos conjuro
filhas de Yerusalaim
por corças
por cervas do campo
se despertardes
ou se fizerdes despertar
o amor
faça-o como queira

voz de meu querido
heis que lá vem
saltando sobre os montes
saltando sobre os outeiros

almeja meu querido gamo
ou Enodio dos cervos
hei-lo
está detrás de uma parede
espreitando pelas janelas
mostrando-se pelas frinchas

respondeu o meu querido
e me disse

levanta-te
minha companheira
minha formosa
vem-te

porque foi passado o inverno
a chuva passou
foi-se

os verdejantes apareceram na terra
a hora do cântico chegou
e voz da rola foi ouvida
na nossa terra

a figueira despontou seus figos
e as vides em agraço
deram cheiro

levanta-te
minha companheira
minha formosa
e vem-te


minha pomba
em resquicios da penha
em encoberta de falcão
faz-me ver tua vista
faz-me ouvir tua voz
porque tua voz é saborosa
e tua vista desejável

tomai-nos raposas
raposas pequenas
razando as vinhas
essas vinhas em flor

meu querido amigo
e eu dele
ele apascentando
entre lírios

até que assopre o dia
e fujam as sombras
volta-te
a ti se assemelha
meu querido
o gamo
ou o Enodio dos cervos
sobre montes de divisão

No comments: